468x60

.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Noroeste Paulista ganha a primeira usina Solar em 2013



A cidade escolhida é Itajobi e será  a segunda usina construida  do Brasil , com 30 mil metros quadrados, a usina irá produzir 3 megawatts para suprir iluminação pública do município.



A partir do ano que vem, o noroeste paulista pode passar a ser reconhecido mundialmente por produzir energia elétrica 100% limpa. Itajobi (SP) será a primeira cidade do Estado, segunda do país, a ter uma usina solar.

A usina vai seguir modelos instalados na Europa. Alemanha, Itália, Espanha são países onde grande parte da energia elétrica é produzida a partir da luz solar. Placas recebem a radiação emitida pelo sol e transformam em energia elétrica e o material é feito no brasil.

O investimento vai ser de R$ 21 milhões e a prefeitura não precisou por a mão no bolso, pois o projeto é de uma empresa americana. O presidente da entidade, o indiano Chirinjeev Kathura esteve em Itajobi para assinar o documento que autoriza o início das obras. “Isso vai estimular a cidade a produzir empregos e vai ser a maior usinar solar do Brasil. Acho que o país tem potencial para fortalecer essa industria e fornecer energia a preço acessível”, comentou Kathura.

A usina vai ser construída em uma área de 30 mil metros quadrados. A prefeitura emprestou o espaço para a empresa pelos próximos 30 anos. As obras começam em janeiro e vão até setembro do ano que vem.

             

No início, a usina vai produzir 3 megawatts, suficientes para suprir a necessidade de iluminação pública do município, que tem 15 mil habitantes. O próximo passo vai ser expandir a geração às residências e beneficiar mais de 20 cidades da região.


0 comentários:

Postar um comentário