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segunda-feira, 4 de maio de 2015

Denúncia diz que paciente com dengue padeceu por várias horas na UPA local




O sistema de saúde pública de Olímpia voltou a ser tema de reclamação no Mapa do Calvário, maneira co­mo ficou conhecida a Caixa Preta da Saúde, sistema implantado na internet pela Associação Médica Brasileira (AMB), em abril de 2014. Desta feita, novamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) volta a aparecer em uma denúncia postada no site do órgão.


A situação envolveria um paciente – nome, sexo e nem idade foram divulgados - que contraiu dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes-aegypti, que teve de aguardar por várias horas para ter o atendimento completado, apesar da forte dor que sentia pelo corpo.
De acordo com o site do Mapa do Calvário a denúncia foi postada na segunda-feira, dia 17, por uma pessoa que se identificou apenas pelo nome Carlos.
Segundo ele, o paciente teria aguardado duas horas para colher o sangue para exame e, depois, teve de aguardar por mais quatro horas para poder ser liberado.
“Paciente com sintoma de dengue, aguarda 2 horas para colher sangue e é informado que tem aguardar, pois as enfermeiras estão ocupadas e também recebe a informação que após colher sangue tem que esperar 4 horas o resultado do exame. É uma vergonha o atendimento porque você observa e verifica outros pacientes que chegaram depois ser atendidos. Segundo informações da secretaria da saúde do município, paciente com sintomas dengue tem que ter atendimento rápido e não foi o que aconteceu, o paciente foi embora pois não aguentava de dor e febre, PARABÉNS pelo PÉSSIMO ATENDIMENTO”, diz a denúncia postada.
COMO RECLAMAR
Para registrar a queixa, a pessoa deve acessar o site www.ca­ixa­pretadasa­ude.org­.br e cli­car em um ícone amarelo que apa­rece no canto superior esquerdo da tela. Nesse local, deve indicar o Estado e a cidade. De­pois, em outra caixa que se a­bre, o interessado po­de digi­tar sua reclamação e, se houver, também ler outras queixas.
“A expectativa é que o próprio gestor tome providências para resolver o problema da cidade, uma vez que a informação está pública. Faremos um balanço mensal das denúncias e casos sem solução ou que se avolu­mam, enviaremos às promotorias de saúde e a outros membros do Ministério Público”, afirma a AMB.
Mas antes de ser publi­ca­da no site, as reclamações são avaliadas por uma equipe da “Caixa-Preta”. “Ao receber a de­núncia na plataforma on­li­ne a equipe responsável pela che­ca­­gem da veracidade entra em contato com médicos da região, profissionais da saúde, ou solicita mais dados e informações para o próprio denunciante. É importante que o denunciante envie fotos ou pequenos ví­de­os, pois isto dá credibi­lidade à informação”, explica a assessoria da associação.

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