O sistema de saúde pública de Olímpia voltou a ser tema de reclamação no Mapa do Calvário, maneira como ficou conhecida a Caixa Preta da Saúde, sistema implantado na internet pela Associação Médica Brasileira (AMB), em abril de 2014. Desta feita, novamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) volta a aparecer em uma denúncia postada no site do órgão.
A
situação envolveria um paciente – nome, sexo e nem idade foram
divulgados - que contraiu dengue, doença transmitida pelo mosquito
Aedes-aegypti, que teve de aguardar por várias horas para ter o
atendimento completado, apesar da forte dor que sentia pelo corpo.
De
acordo com o site do Mapa do Calvário a denúncia foi postada na
segunda-feira, dia 17, por uma pessoa que se identificou apenas pelo
nome Carlos.
Segundo
ele, o paciente teria aguardado duas horas para colher o sangue para
exame e, depois, teve de aguardar por mais quatro horas para poder ser
liberado.
“Paciente
com sintoma de dengue, aguarda 2 horas para colher sangue e é informado
que tem aguardar, pois as enfermeiras estão ocupadas e também recebe a
informação que após colher sangue tem que esperar 4 horas o resultado do
exame. É uma vergonha o atendimento porque você observa e verifica
outros pacientes que chegaram depois ser atendidos. Segundo informações
da secretaria da saúde do município, paciente com sintomas dengue tem
que ter atendimento rápido e não foi o que aconteceu, o paciente foi
embora pois não aguentava de dor e febre, PARABÉNS pelo PÉSSIMO
ATENDIMENTO”, diz a denúncia postada.
COMO RECLAMAR
Para
registrar a queixa, a pessoa deve acessar o site
www.caixapretadasaude.org.br e clicar em um ícone amarelo que
aparece no canto superior esquerdo da tela. Nesse local, deve indicar o
Estado e a cidade. Depois, em outra caixa que se abre, o interessado
pode digitar sua reclamação e, se houver, também ler outras queixas.
“A
expectativa é que o próprio gestor tome providências para resolver o
problema da cidade, uma vez que a informação está pública. Faremos um
balanço mensal das denúncias e casos sem solução ou que se avolumam,
enviaremos às promotorias de saúde e a outros membros do Ministério
Público”, afirma a AMB.
Mas
antes de ser publicada no site, as reclamações são avaliadas por uma
equipe da “Caixa-Preta”. “Ao receber a denúncia na plataforma online a
equipe responsável pela checagem da veracidade entra em contato com
médicos da região, profissionais da saúde, ou solicita mais dados e
informações para o próprio denunciante. É importante que o denunciante
envie fotos ou pequenos vídeos, pois isto dá credibilidade à
informação”, explica a assessoria da associação.
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